Para os fãs da mais tradicional Escuderia da F1!
Em breve mais um modelo exclusivo do "Um Mundo Em 3D" com a assinatura de Daniel Cortez.
Aguardem!
Para os fãs da mais tradicional Escuderia da F1!
Em breve mais um modelo exclusivo do "Um Mundo Em 3D" com a assinatura de Daniel Cortez.
Aguardem!
Esta era a última vez que Senna correria um GP em Suzuka defendendo a McLaren, equipe pela qual conquistou três poles position (88, 89 e 90), uma vitória (88), dois segundos lugares (87 e 91), duas melhores voltas (88 e 91) e, o mais inesquecível, onde também decidiu seus três títulos mundiais (88, 90 e 91).
“Correr no Japão é sempre uma grande emoção para mim, já que os japoneses me dedicam um carinho muito especial, torcendo muito e acompanhando todos os meus passos desde a minha chegada à Suzuka”, disse Ayrton antes dos treinos livres à imprensa.
Fora de sua McLaren, Senna confessou:
fonte: https://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/formula-1/temporada-1993/grande-premio-do-japao-1993/
Carro da última vitória de Ayrton Senna diante de sua torcida. Uma vitória que até hoje faz arrepiar quem assistiu!
“Correr em Mônaco é diferente. Suas estreitas ruas são um desafio constante para o piloto. É preciso raspar os pneus nos guard-rails para ser rápido. Não se pode perder a concentração nenhum segundo. Enfim, é um grande desafio para os pilotos. Eu, particularmente, gosto muito de correr aqui. Fui o primeiro brasileiro a conquistar uma vitória em Mônaco e venci as quatro últimas. É uma emoção muito grande, que gostaria de repetir este ano”, disse Senna em entrevista à imprensa brasileira ainda no início da semana do GP de Mônaco de 1993.
Muitos dos amantes da F1 já viram ou ouviram falar sobre "a melhor volta da F1 de todos os tempos". Aquele GP que foi muito criticado pela imprensa inglesa quando o circuito de Donington Park foi escolhido para sediar aquela corrida. Segundo eles, "o circuito não tinha pontos de ultrapassagens". Só esqueceram de um importante detalhe: Ayrton Senna pilotaria sua MP4/8 lá.
O cenário não era um dos mais favoráveis ao piloto brasileiro:
As Williams eram imbatíveis com um motor Renault V10, a Honda havia deixado a F1 no final da temporada anterior o que deixou a McLaren com os motores Ford Cosworth de segunda linha já que a Benetton tinha parceria com a montadora, o que lhes rendiam os motores de primeira linha, ou seja, mais potentes e atualizados, e restou ao Senna largar na 4ª posição.
Com todo este circo armado, ainda veio a chuva que mudaria toda a história da corrida e faria aquele GP sem pontos de ultrapassagens entrar para a eternidade de vez.
antes do término da primeira volta, Senna já havia provado com quatro atos que a imprensa estava errada, e sem contar que Rubinho Barrichello ainda saiu da 14ª para a 4ª também na primeira volta.
Outro fato interessante sobre este GP é que a Williams tinha um patrocinador especial, a lendária SEGA que estampou a imagem do personagem mascote Sonic nos seus carros nas temporadas de 92 e 93, sendo que nesta até o macacão, luvas e sapatilhas dos pilotos Prost e Hill faziam alusão ao Sonic. Como boa provocação e tiração de sarro, Senna pediu para que inserissem um "Ouriço atropelado" na lateral do cockpit do seu carro.
O último triunfo de Ayrton Senna na Fórmula 1 aconteceu em 7 de novembro de
1993 no GP da Austrália. Apesar do grande domínio das Williams e do tetra já
assegurado por Alain Prost, vencer a corrida final de 1993 em Adelaide teria um
significado bastante especial para Senna. Era a despedida do piloto brasileiro
da McLaren após seis anos de sucesso e três títulos mundiais.
Nessa mesma corrida, Prost se aposentava de vez da Fórmula 1. Estava marcado
então o último duelo entre eles na F1, o que deixaria um grande vazio para
muitos fãs do automobilismo nos anos seguintes.
Senna foi o mais rápido nos treinos livres e a única pole do piloto
brasileiro no ano veio de maneira inesperada. O piloto da McLaren estava com
problemas de rádio e não ouviu os pedidos de Ron Dennis para que voltasse aos
boxes, já que o carro estava prestes a ter uma pane seca e ficaria sem gasolina
no meio da pista.
Enquanto Ron Dennis gritava: “volte para o box devagar! Você vai ficar sem
combustível”, Ayrton parecia acelerar mais e não desistir de cravar a pole em
cima de Alain Prost. Na sua última chance, o tricampeão cruzou a linha de
chegada com o tempo de 1min13s371 e foi o mais rápido da sessão com 0s436 de
vantagem para o francês. Esta foi a pole de número 62 de Senna na F1.
Na corrida, Senna seguia à frente de Prost, com Hill e Schumacher logo
atrás. O alemão da Benetton teve problemas na volta 20 e teve que abandonar a
prova mais cedo. À medida que a corrida prosseguia, a liderança de Senna era
cada vez maior.
Senna somente deixou a ponta quando parou para trocar pneus na 23ª volta,
retomando-a de Prost na 29ª volta. No final, após 79 voltas, Senna recebeu
bandeirada em primeiro lugar e conquistou sua 41ª vitória nos 158 Grandes
Prêmios disputados até ali. Foi a última vitória de Senna na F1, a 35ª pela
McLaren, com 46 poles e 447 pontos conquistados dentro da equipe inglesa.
Fonte: https://www.ayrtonsenna.com.br/as-curiosidades-da-ultima-vitoria-de-ayrton-senna-na-f1/